Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

domingo, 19 de junho de 2011

Prevenção do Cancer de Mama e Colo de Útero



São as doenças oncológicas que mais afetam as mulheres, sendo muito importante o seu rastreamento através de exames preventivos , para uma descoberta precoce da doença (ainda no seu início).

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade. Sendo uma das principais causas de morte em mulheres

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.

O Exame Clínico das Mamas (feito no no consultório)

Pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial.

A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

O auto exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) .Este hábito pode salvar a sua vida, pois mesmo que não previna o aparecimento do tumor, o auto exame de mama é o maior responsável pelo diagnóstico precoce, o que possibilita a cura em grande parte dos casos.

Em alguns casos precisa se fazer uso da ultrassonografia mamária para complementar o diagnóstico.

Quando fazer os exames ?

até os 40 anos fazer o auto -exame das mamas mensalmente ( o exame não substitui o exame realizado por um profissional , mas é muito importante , sempre que perceber qualquer alteração, procure atendimento médico).

a partir dos 40 anos o exame clínico das mamas é anual , se o exame for alterado realizar a mamografia

Deve se fazer mamografia anual também antes de iniciar a terapia de reposição hormonal, com a finalidade de estabelecer o padrão mamário e detectar lesões não-palpáveis.Qualquer alteração deve ser esclarecida antes de começar a TRH.

entre 50 e 69 anos exame clinico anualmente e mamografia a cada 2 anos

a partir dos 35 anos se história familiar (mãe, irmã, filha, tia que teve câncer de mama ou ovário) realizar o exame clínico das mamas e mamografia anualmente

Mama masculina - apesar de pouco frequente, também pode ser acometida por doença maligna, que se expressa radiologicamente com as mesmas formas que na mama feminina
(microcalcificações, nódulos etc).

A ginecomastia é outra indicação de exame, permitindo diferenciar a ginecomastia verdadeira
(aumento da glândula com a presença de parênquima mamário) da ginecomastia falsa ou lipomastia (aumento da glândula por proliferação adiposa).A ginecomastia pode ter como causa base as disfunções hormonais.

Convém lembrar que mastalgia (dor mamária) , apesar de queixa muito frequente, não representa indicação de mamografia, pois o sintoma "dor", além de não representar sintoma de câncer de mama, não tem expressão correspondente em imagens. Nos casos de mastalgia, a realização da mamografia seguirá o padrão de rastreamento, de acordo com a faixa etária do paciente .

fatores que aumentam a chance de ter câncer de mama:

  • menarca precoce (idade da primeira menstruação),
  • menopausa tardia (após os 50 anos de idade),
  • a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos ,
  • nuliparidade (não ter tido filhos),
  • Fumo, Álcool, Obesidade,
  • sedentarismo,
  • fator genético
  • anticoncepcionais orais ( Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez).
  • O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

como fazer o auto exame ?




auto exame de mama deve fazer parte da rotina de toda mulher, deve ser feito mensalmente e sempre no mesmo período do ciclo menstrual, para não gerar confusão. A melhor época é logo após a menstruação, pois a mama está sem o inchaço típico do período pré menstrual

no banho

com as mãos ensaboadas, levante um braço acima da sua cabeça e deslize os dedos da outra mão por toda a superfície da mama, pressionando suavemente, procurando alguma saliência. A mão direita examina a mama esquerda e a mão esquerda examina a mama direita. Apalpe também as axilas em busca de nódulos.

deitada

coloque a mão direita atrás da sua cabeça e, com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados, pressione com movimentos circulares. Segue o mesmo processo para a mão esquerda que deve se colocar atrás da cabeça e fazer o exame com a mão direita sempre examinando a mama oposta à mão que examina !

Aperte suavemente cada mamilo com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de muita secreção ou sangue, deverá ser relatado ao seu médico o mais rápido possível.

em frente ao espelho

fazer o exame visual das mamas ...Mantenha os braços caídos ao lado do corpo e depois para o alto acima da cabeça. Procure se há inchaços, depressões de pele, alterações nos mamilos, assimetrias entre as duas mamas...mas atenção poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais, a maioria possuem pequenas diferenças...o que não pode ocorrer são alterações bem nítidas !

Sinais anormais

Qualquer nódulo na mama, acompanhado ou não de dor na mama
nódulos nas axilas
Deformação ou alteração no contorno da mama
Retração ou desvio do mamilo
Saliência (abaulamentos) ou reentrância pele e da mama
Eczema em torno do mamilo ou da aréola com aspecto em ''casca de laranja''
perda de sangue ou líquido pelo mamilo

Como prevenir ?

Hábitos como alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal, mantendo assim um sistema imunológico em dia

A amamentação exclusiva até os seis meses diminui o risco de câncer de mama

Geralmente, quanto menor o tamanho do tumor no momento do diagnóstico, maior a probabilidade de cura e de realização de uma cirurgia conservadora, e menor a necessidade de intervenções e do uso de drogas, o que reafi rma a importância das ações de detecção precoce.

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada.


--------------------------------------------------------------------



CÂNCER DE COLO DE ÚTERO


Quando devo fazer o exame ?? (papanicolau)

É um exame no qual se colhe material do colo do útero para detectar alteração celular

Se o exame indentificar alterações celulares que podem evoluir para o câncer , consegue se prevenir 100 % dos casos

Deve se começar após o início da vida sexual.

Procure o médico anualmente e sempre que apresentar sintomas como :

  • sangramento vaginal durante relações sexuais
  • corrimento persistente, acompanhado ou não de odor
  • coceira
  • lesões como feridas e outros
  • outros sinais anormais


O que causa o Câncer de Colo de Útero ?

é causado pelo HPV ( Papiloma Vírus Humano) que causa uma infecção persistente. Vale ressaltar que existem mais de 200 tipos de HPV , sendo classificados em alto risco para o câncer e de baixo risco para o câncer,

a diversidade de parceiros contribui para contrair a infecção

hoje existem vacinas que previnem a infecção pelo vírus

veja mais no link

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=327


Lembre-se Prevenção é a melhor forma de evitar o câncer .... Previna -se e tenha qualidade de vida !