Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obesidade uma questão Social e de Saúde Pública




O que vc pensa ao ver tal foto ???



Modernidade criou mais conforto , mais inteligencia de acordo com a evoluçao humana porém isso nao foi acompanhada com um estilo de vida saudável , quantos mais evolui o homem , mas a humanidade está se tornando Obesa !!

Pode se na obesidade como um indutor de desperdício, ou, pelo menos, de gastos evitáveis.

Foi preciso aumentar os carros para transportar os bebés porque uma proporção de crianças é obesa desde muito cedo e as suas medidas estavam para lá dos padrões comuns fornecidos pelo mercado.

A cirurgia estética, nomeadamente a lipoaspiração, cresceu 118% entre 1997 e 2005 nos Estados Unidos da América.

Também na América foram aumentados os tamanhos das cadeiras dos estádios de basebol, demasiado estreitos e incomodos para uma proporção crescente dos espectadores.

Em 2000, o excesso de peso dos passageiros custou às companhias aéreas americanas 1325 milhões de litros de combustível adicional e o peso que em si puseram esses passageiros custou a libertação para a atmosfera de mais quase 4 toneladas evitáveis de dióxido de carbono.

Há portanto uma enorme quantidade de custos inespecíficos, de que estes exemplos extraídos de um livro de William Reymond (Toxic – obésité, malbouffe, maladie: enquête sur les vrais coupables, Flammarion, França, 2007) são apenas uma indicação desordenada.

No entanto, há que se lembrar que ao mesmo tempo se observa um peso extraordinário na fatura de gastos em saúde, estimando-se que, na União Europeia, a obesidade seja responsável por cerca de 7% dos custos em cuidados de saúde, percentagem que irá aumentar dada a tendência crescente na prevalência da obesidade.

Pelas consequências economicas e financeiras, mas também pelos sofrimentos individual e social que são cada vez mais reconhecidos, e ainda pelo aumento da prevalencia da obesidade em todos os países, terá Richard Carmona, (uma espécie de ministro da saúde dos Estados Unidos da América), afirmado que a obesidade

“ameaça tanto quanto o perigo do terrorismo que conhecemos.

A obesidade é um ataque terrorista que nos devasta desde dentro”


e acrescentou, com toda a carga simbólica que a comparação possuía, que,

“se não fizermos nada, a grandeza das consequências desta ameaça ultrapassará largamente o 11 de Setembro ou qualquer outro ataque terrorista”.