Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

domingo, 4 de setembro de 2011

Confusão Mental em Idosos

Principal causa da confusão mental nos idosos

Algumas pessoas pensam que as principais causas sao doença de Alzheimer ou Tumor craniano , porem existem outras causas bem mais frequentes

os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;

- infecção urinária;

-desidratação

além de outras causas como deficiência de alguns minerais e até mesmo depressão ou ansiedade.

Os idosos tomam menos líquido pois sentem menos sede, desidratando -se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.

Podendo causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.Com o passar da idade da criança até o idosos as reservas de agua vão diminuindo. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica

.Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é que idosos tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Não espere sentir sede....

Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco,leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi,laranja e tangerina, também funcionam.

O importante é, a cada duas horas, ingerir algum líquido .

2 - os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. e é preciso reforçar a ingesta de liquido e procurar um serviço médico para hidratação "

A infecção urinaria geralmente causam ardor ao urinar, aumento da frequência das vezes que vai ao banheiro , e sensação de que não fez toda a urina , (esvaziamento incompleto ) , porém nos idosos isto é um pouco diferentes,

Idosos podem ter infecção urinaria e não ter sintoma nenhum , e isto pode ser uma causa de infecção urinaria se não tratada . Assim em caso de confusão mental é preciso analisar a urina