Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Variações do humor.

Os psiquiatras e psicólogos denominam de ciclotimia as variações do humor das pessoas que em menos de 4 dias de duração tem seu humor alternado de uma sensação de bem estar otimistico para períodos de leve depressão.Esse estado de ciclotimia foi considerado como uma forma de temperamento( de personalidade) ou de flutuações do estado psíquico, impressão essa que perdurou até 1980 que depois foi alterado nas classificações das doenças psiquiátricas. Esse grupo de pacientes que apresentam essas variações do humor passaram a ser considerados como tendo as caracterizadas de numerosos períodos de hipomania .
A hipomania é um estado difuso de bem estar e sensação de energia mais elevada que a média, Nessa fase um paciente não procura um médico, pois se sente muito bem e feliz. Muitos hipomaniacos são empresários bem sucedidos, pois sua energia é até benéfica para o trabalho, as idéias correm-lhe mais rapidamente, mas não tão rápido a ponto de perder o controle, o que lhes proporciona benefícios para os trabalhos que requeiram rapidez de ação e raciocínio. O humor está elevado,exacerbado mas não fora de controle. O entusiasmo é vantajoso, pois não deixa de ser realista e não se abala com as derrotas. Perante uma situação dessas como podemos considerar isso uma doença ? Realmente viver em estado de hipomania seria muito melhor do que viver no estado “normal”. O problema é que em determinados momentos pode haver alguns descontroles ou inadequações. Contudo, enquanto uma pessoa está bem adaptada mesmo que em hipomania não há motivos razoáveis para tirá-la desse estado caso nunca tenha tido problemas antes.S.A.Golder e M.W. Macy são dois sociologos da Cornell University de Nova York e usando dados de milhões de mensagens públicas no Twitter identificaram que a nível individual dos ritmos de humor durante o dia e durante as estações do ano em culturas em todo o mundo, variam com o sono, trabalho, e comprimento da luz do dia entre culturas diversas.
Esses autores descobriram que todos os indivíduos despertam com um bom humor que se deteriora ao longo do dia o que é consistente com os efeitos do sono e ritmo circadiano (variações das horas do dia) e que mudanças das variações do humor nas estações do ano variam com a mudança do comprimento da presença da luz do dia. As pessoas são mais felizes nos finais de semana, mas o pico da manhã no efeito positivo do bom humor é adiada por duas horas, o que sugere que as pessoas despertam mais tarde nos fins de semana. Esse artigo acaba de ser publicado na revista Science e demonstra, se for comprovado, que o humor das pessoas depende do numero de horas que dorme e do local que habita no mumdo com mais ou menos sol durante o dia, sem relação com problemas emocionais

Fonte :: Science. 2011 Sep 30;333(6051):1878-81