Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Calcule qual a sua expectativa de vida ! e veja qual a sua longevidade !

Expectativa de vida: corresponde a quantidade de anos que vive em média a população.

Este é um indicador muito utilizado para se verificar o nível de desenvolvimento dos países

* O objetivo desta avaliação é alertar você sobre alguns fatores do seu dia a dia que podem afetar a sua longevidade. Esta avaliação da expectativa de vida não tem caráter diagnóstico e não substitui nenhum tipo de consulta individual, realizada por especialistas. Todas as informações oferecidas são baseadas em levantamentos científicos e em estatísticas nacionais. No entanto, o impacto efetivo de cada uma das variáveis aqui avaliadas pode variar de pessoa para pessoa. O resultado traz uma estimativa de longevidade para o conjunto da população que apresenta respostas semelhantes.

acesse o link preencha seus dados e preste atenção nos itens que aumentam e que diminuem os anos de vida ...e tente mudar seus hábitos melhores ...

http://www.minhavida.com.br/avaliacao/expectativadevida

No último censo do IBGE a expectativa de vida do brasileiro alcançou 73,48 anos (73 anos, 5 meses e 24 dias) em 2010, segundo a pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 3 meses e 22 dias na esperança de vida ao nascer.

As mulheres que nasceram em 2010 têm esperança de vida de 77,32 anos,

enquanto para os homens esse índice é de 69,73 anos.

A diferença de índices entre um ano e outro pode parecer pequena. Mas foi neste ritmo que, em três décadas, a expectativa de vida aumentou em mais de dez anos.

Uma pessoa que nasceu em 1980 tinha esperança de chegar aos 62,6 anos,

enquanto alguém que nasceu em 2010 tem expectativa de viver pelo menos 73,48 anos.

Comparando o índice de 2010 em relação à taxa de 2000, houve uma elevação de 3,03 anos (3 anos e 10 dias).

A julgar por este ritmo, projeções do IBGE indicam que uma pessoa que venha a nascer em 2050 alcançará uma expectativa de vida de 81,29 anos



Mais antiga a idade confirmada registrada para qualquer ser humano é de 122 anos (Jeanne Calment). Isto é referido como a "duração máxima", que é o limite superior de vida, o número máximo de anos qualquer ser humano é conhecido por ter vivido.

Variação da expectativa de vida ao longo do tempo

As informações a seguir é derivado de''''Encyclopaedia Britannica, 1961 e outras fontes, e salvo indicação em contrário representa as estimativas da expectativa de vida da população como um todo. Da expectativa de muitos exemplos de vida varia consideravelmente de acordo com a classe e gênero.

A expectativa de vida ao nascer abaixo ter em conta a mortalidade infantil, mas não pré-natal de mortalidade (aborto espontâneo ou induzido).

Seres humanos por Época Esperança média de vida ao nascer
(Anos)
Comentário
Paleolítico Superior 33 Aos 15 anos: 39 (a idade 54)
Neolítico 20
Idade do Bronze e da Idade do Ferro 35 +
Grécia clássica 28 Aos 15 anos: 37 (a idade 52)
Pré-colombianas da América do Norte 25-30
Califado Islâmico Medieval 35 +
Grã-Bretanha Medieval 30 Aos 21 anos: 38 (a idade 59) como média para aristocratas britânicos
Cedo a Grã-Bretanha moderna 30-45
Média mundial atual 67,2 2010 est

Às vezes, principalmente no passado, a expectativa de vida aumentou durante os anos da infância, como o indivíduo sobreviveu à alta taxa de mortalidade, em seguida, associado com a infância. Sobrevivendo a infância seria afetar drasticamente a expectativa de vida. Por exemplo, a tabela acima listados expectativa de vida ao nascer na Grã-Bretanha Medieval em 30. Um membro masculino da aristocracia Inglês no mesmo período pode esperar viver, tendo sobrevivido até a idade de 21:

  • 43 anos → 64 anos total entre 1200 e 1300
  • 24 anos → 45 anos total entre 1300 e 1400 (devido ao impacto da Peste Negra)
  • 48 anos → 69 anos total entre 1400 e 1500
  • 50 anos → 71 anos total entre 1500 e 1550.

Enquanto atributos da amostra e tamanhos diferentes, metodologias e pressupostos teóricos produzem, por vezes, variações notáveis, em geral, as interpretações dos dados disponíveis indicam que a ocorrência de idade tornou-se mais comum no final de evolução humana.

Este aumento da longevidade é atribuída por alguns autores como adaptações culturais ao invés de mudar filogenética, embora algumas pesquisas indicam que durante a Revolução Neolítica, houve um efeito de seleção de risco de mortalidade extrínseca na longevidade genotípica expressões favorecendo um aumento nas populações subseqüentes. e na Nova Inglaterra cerca de 40% das crianças não conseguiram chegar a idade adulta.

Durante a Revolução Industrial, a expectativa de vida de crianças aumentou dramaticamente.

A porcentagem de crianças nascidas em Londres, que morreu antes de cinco anos de idade diminuiu de 74,5% em 1730-1749 para 31,8% em 1810-1829.

Medidas de saúde pública são creditados com grande parte do recente aumento da expectativa de vida. Durante o século 20, a média de vida nos Estados Unidos aumentou mais de 30 anos, dos quais 25 anos pode ser atribuída aos avanços na saúde pública.

A fim de avaliar a qualidade desses anos adicionais de vida ', a expectativa de vida saudável "foram calculados para os últimos 30 anos.

Desde 2001, a Organização Mundial da Saúde publica estatísticas chamada expectativa de vida saudável (HALE), definido como o número médio de anos que uma pessoa pode esperar viver em "plena saúde", excluindo os anos vividos em menos de plena saúde devido à doença e / ou ferimentos.

Desde 2004, o Eurostat publica estatísticas anuais chamados Anos de Vida Saudável (HLY) com base nas limitações atividade relatada.

Os Estados Unidos da América usa indicadores similares no âmbito da sua promoção nacional de saúde e plano de prevenção de doenças "Healthy People 2010". Um número crescente de países está usando indicadores expectativa de saúde para monitorar a saúde de sua população.

Variações regionais

Há grandes variações na expectativa de vida entre as diferentes partes do mundo, a maioria causada por diferenças na saúde pública, cuidados médicos e alimentação. Grande parte do excesso de mortalidade (taxas de mortalidade mais elevada) nas nações pobres é devido à guerra, fome e doenças (AIDS, Malária, etc.)

O impacto da Aids é particularmente notável na expectativa de vida em muitos países Africano. Segundo a ONU, a expectativa de vida ao nascer para 2010-2015, teria sido de:

  • 70,7 anos, em vez de 31,6 em Botsuana, país com a maior prevalência de HIV
  • 69,9 anos, em vez de 41,5 na África do Sul
  • 70,5 anos, em vez de 31,8 no Zimbabwe.

Nos últimos 200 anos, países com populações negras ou Africano em geral não tinha as mesmas melhorias nas taxas de mortalidade que foram apreciados pelas populações de origem européia.

Mesmo em países com uma maioria de pessoas brancas, como EUA, Grã-Bretanha, Irlanda e França, os negros tendem a ter menor expectativa de vida do que seus colegas brancos.

Por exemplo, nos EUA Branco americanos são esperados para viver até a idade de 78,2, mas os negros só até a idade de 73,6.

Clima também pode ter um efeito, ea forma como os dados são coletados também podem influenciar os números. De acordo com o CIA World Factbook, Monaco tem a expectativa de mais longa do mundo de vida de 89,8 anos (e Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China tem a expectativa de vida do mundo segundo maior de 84,4 anos).

Existem também diferenças significativas na expectativa de vida entre homens e mulheres na maioria dos países, com as mulheres tipicamente outliving homens por cerca de cinco anos.

Circunstâncias econômicas também afetam a expectativa de vida. Por exemplo, no Reino Unido, a expectativa de vida em áreas mais ricas é de vários anos mais do que nas áreas mais pobres.

Isso pode refletir fatores como dieta e estilo de vida, bem como acesso a cuidados médicos. Também pode refletir um efeito seletivo: as pessoas com doenças crônicas doenças fatais são menos propensos a se tornar rico ou a residir em áreas mais abastadas.

Em Glasgow a disparidade está entre os maiores do mundo, com expectativa de vida para os homens de Calton fortemente privados em pé 54-28 anos a menos do que na área afluente do Lenzie, que é apenas oito quilômetros de distância.

Expectativa de vida é também susceptível de ser afectada pela exposição a altos níveis de poluição do ar da estrada ou a poluição do ar industrial. Esta é uma forma que a ocupação pode ter um efeito importante sobre a expectativa de vida. Mineiros de carvão (e em gerações anteriores, os cortadores de amianto) têm muitas vezes menor do que expancies média de vida.

Outros fatores que afetam a expectativa de vida do indivíduo são doenças genéticas, a obesidade, o acesso aos cuidados de saúde, dieta, exercício, tabagismo, uso de drogas e uso excessivo de álcool.

Diferenças entre os sexos

Mulheres tendem a ter uma menor taxa de mortalidade em todas as idades. No útero, os fetos do sexo masculino têm uma maior taxa de mortalidade (os bebês são concebidos em uma proporção de cerca de 124 homens para 100 mulheres, mas a proporção dos sobreviventes ao nascimento é apenas 105 homens para 100 mulheres). Entre as menores bebês prematuros (aqueles com menos de 2 quilos ou 900 g) do sexo feminino voltar a ter uma maior taxa de sobrevivência. No outro extremo, cerca de 90% dos indivíduos com idades entre 110 são do sexo feminino.

A diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres nos Estados Unidos caiu de 7,8 anos em 1979 para 5,3 anos em 2005, com expectativa de vida das mulheres com idade 80,1 em 2005.

No passado, as taxas de mortalidade para as mulheres em grupos em idade fértil foram superiores para o sexo masculino na mesma idade. Isto já não é o caso, ea expectativa de vida feminina humana é consideravelmente maior que os dos homens.

As razões para isto não são totalmente certos. Argumentos tradicionais tendem a favorecer fatores sócio-ambientais: historicamente, os homens têm geralmente consumiam mais álcool, tabaco e drogas do que as fêmeas na maioria das sociedades, e são mais propensos a morrer de muitas doenças associadas, como câncer de pulmão, tuberculose e cirrose do fígado.

Os homens também são mais propensos a morrer da maioria das principais causas de morte (alguns já foi dito acima) do que mulheres. Alguns destes nos Estados Unidos incluem: o câncer do sistema respiratório, acidentes de viação, suicídio, cirrose hepática, enfisema e doenças coronárias. Esta diferença biológica ocorre porque as mulheres têm mais resistência a infecções e doenças degenerativas. O Japão é o país com a maior proporção de centenários (347 para cada 1 milhão de habitantes em setembro de 2010). Shimane prefeitura tinha cerca de 743 centenários por milhão de habitantes.

Nos Estados Unidos, o número de centenários aumentou de 32.194 em 1980 para 71.944 em novembro de 2010 (232 centenários por milhão de habitantes)