Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

Visão Geral do Paciente

Os avanços da medicina mostram que muitas doenças, estão correlacionadas, ou seja, um sintoma pode estar relacionado à inúmeras doenças.

Os modernos Programas de Saúde Social, mostra a importância do generalista, o qual é responsável por determinada área e número de pacientes, resolvendo 80 % dos problemas de saúde, e se necessário encaminhar a um especialista. Sem deixar de dar continuidade ao tratamento daquele paciente. Daí a importância de consultas periódicas de acordo com a idade e o quadro clínico, seja para prevenção ou tratamento, assim o médico generalista conhece melhor o seu paciente como um todo e pode prevenir ou adiar o surgimento de várias doenças como as que mais acometem a população que são as cardiovasculares, diabetes, renais, anemias , verminoses, artropatias, doença pulmonar obstrutiva cronica , asma brônquica, gastrite, doença do refluxo gastroesofagico, cefaléias entre outras ...

Para a Organização Mundial da Saúde é importante humanizar o tratamento médico , pois cada tratamento deve ser individualizado para cada um , pois cada um possui seu próprio sistema biológico , sendo de suma importância investir na relação médico paciente.

O Papel do médico Clínico Geral vem se tornando cada vez mais importante pois é a especialidade médica que abrange todas as outras. Cabe a este profissional em função de sua visão abrangente, de sua percepção sistêmica do paciente, do ato de adoecer, dos meios diagnósticos e terapêuticos, avaliar o paciente como um todo tendo importância fundamental no diagnóstico preciso , prevenção e apontar o tratamento adequado.

Cabe ao clínico ir além da observação da parte doente, ir em direção ao todo, identificando as possíveis causas  do processo de adoecer. E ninguém melhor do que um clínico geral para diagnosticar e se preciso indicar uma consulta a um especialista, criando assim um vínculo entre o médico e seu paciente, pois continua continua acompanhando sua historia.

A tradicional sequência: escutar a história, realizar um exame físico minucioso, o mais completo possível ,usar o potencial do raciocínio para construir as hipóteses diagnósticas e só então decidir a conduta, não deve ser nunca esquecida.

Um grande número de diagnósticos podem ser desvendados com uma história bem feita. Deve sempre perguntar que exames já foram realizados, medicaçoes atuais e as que já fez uso, alergias, reações adversa, cirurgias, outras doenças presentes e história familiar.

Sabe-se que 80% do diagnósticos se faz principalmente pela conversa com o paciente, sua história e exame físico, sendo o restante, se necessário confirmado por exames complementares.

É preciso orientar o paciente através de uma conversa franca sobre o seu diagnóstico, os exames e prognósticos, qual será o tratamento medicamentoso, de forma que possa estar consciente, do seu quadro clínico. Também é necessário estimular hábitos saudáveis como redução do consumo de bebidas alcoólicas, cessação do tabagismo, dieta equilibrada, atividade física de acordo com cada paciente, e formas de ver a vida, de como trabalhar suas ansiedades e angústias. Servindo como estímulo para o indivíduo aderir ao tratamento, entender melhor sua doença, combatê-la, melhorando assim sua qualidade de vida !

É preciso investigar o processo saúde - doença , o que levou ao processo de adoecimento e intervir nas causas, atuando também na prevenção e nao só na reabilitação da doença já estabelecida..Uma vez que o  foco mais preventivo que curativo, atuando através de açoes de promoçoes de saúde e prevençao, antes que elas surjam e agravem contribui para a reduçao dos gastos em saúde pública

devemos traçar o caminho mais curto, mais seguro, para o reestabelecimento e preservaçao do estado de saúde

tal como um diretor de um filme, o clínico geral, participa das filmagens em todas as cenas, sem perder a noção do roteiro como um todo !