Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obesidade, Sobrepeso , Corpo Ideal x Soluções Mágicas




Conquistar um corpo perfeito , ter um peso ideal ,
se livrar de pequenas gordurinhas localizadas ,
é o sonho da maioria das pessoas.

Assim é comum que grande parte recorram a soluções mágicas, como fórmulas de emagrecimento , suplementos alimentares e técnicas cirúrgicas...

O que a maioria esquece é que isso não é só uma questão de estética !!

Vai muito além disso, se o corpo não está bem, é que algo está errado , é preciso descobrir a causa, o que levou ao corpo atual e quais hábitos ....e tratá-los ...

para isso questione-se : será que é algum distúrbio do metabolismo ??
será um quadro de ansiedade que leva a alimentação compulsiva ? será que está abusando da alimentação ?? será que não está praticando atividade física de forma adequada ??
o Peso é consequencia da seguinte fórmula :

Peso = calorias consumidas - calorias gastas

ou seja depende do metabolismo , que é individual para cada um ... é o conjunto de transformações que as substancias químicas sofrem no interior do organismo, afim de que esse gaste energia. Tais reações ocorrem em dois processos: o anabolismo, que cria moléculas complexas a partir de moléculas simples, e o catabolismo, que decompõe as moléculas complexas criadas no anabolismo para produzir energia.
  • Se o anabolismo for maior que o catabolismo o organismo ganha peso
  • Se o catabolismo for maior que o anabolismo o organismo perde peso .

Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter ativo. A velocidade que o seu corpo queima calorias é chamada de "taxa metabólica". A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas. Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras. Um metabolismo lento leva ao acúmulo de gordura. Outras tem um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Com o passar da idade a tendência é diminuir o metabolismo , redobrando a atenção quantos aos hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica, a

  • través de atividades físicas,
  • ganho de massa muscular,
  • alimentando -se a intervalos regulares, a cada 3 horas, mas não é pra almoçar ou jantar a cada 3 horas ...entenda bem ... entre o café da manha e o almoço , entre almoço e jantar, e antes de dormir faça refeições leves, como um suco, uma fruta, uma fatia de queijo , um copo de leite !
  • ... ficar muitas horas sem comer não ira ajudar a emagrecer , pois o metabolismo fica mais lento , e quando ingerir alguma coisa o corpo ira absorvê-lo por completo porque ele sabe que você ira demorar comer de novo ! assim o seu metabolismo diminui para conservar energia.

as embalagens de alimentos sempre traz no rótulos quantidades de calorias dos alimentos e valores recomendados de cada substancia diários , mas preste atenção ...

os valores nas embalagens são pra uma pessoa que precisa em média de 2.500 kcal diárias

mas o valor na verdade é individual , para isso é preciso calcular a Taxa metabólica basal ! É o total de calorias gastas para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura corporal.

trago aqui o site da ABRAN (Associaçao Brasileira de Nutrologia)
segue o link que apresenta calculadora pra taxa metabolica em homens e mulheres ,
basta colocar peso , altura e idade !


http://www.abran.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=353&Itemid=99


veja que :
essa é a taxa metabólica para seu peso atual , de acordo com seu nível de atividade, ou seja quantidade de calorias diárias para permanecer no mesmo peso atual

Já para uma perda de peso saudável é preciso consumir menos calorias , uma reduçao de 500 a 1000 kcal da sua necessidade diária para o nível de atividade física realizado .

Outro cálculo muito importante é o IMC (índice de massa corpórea)

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para verificação do estado nutricional, calculado a partir da seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)2.

exemplo : peso 70 kg altura de 1,60m

calculo do IMC = 70 dividido por 1,60 = 43,75 ...divide esse valor (43,75) por 1,60 de novo que resultará em 27,34 !...esse indivíduo está com sobrepeso

segue a tabela do IMC


menor que 16 --> magreza grau 3

entre 16 e 16,9 --> magreza grau 2

entre 17 e 18,4 --> magreza grau 1

entre 18,5 e 24,9 --> peso adequado

entre 25 e 29,9 --> sobrepeso

entre 30 e 34,9 --> obesidade grau 1

entre 35 e 39,9 --> obesidade grau 2

acima de 40 --> obesidade grau 3


Para pessoas acima de 65 anos a tabela é um pouco diferente ...veja :

menor 22 --> magreza

entre 22 e 27 --> peso adequado

acima de 27 --> excesso de peso

Limitações do IMC:

  • não vale para pessoas menores de 20 anos para isso existe gráficos específicos de peso e altura !
  • Não distingue se o peso advém de massa muscular ou gordura corporal, sendo muitas vezes necessário investigar a composição corporal, sobretudo quando os valores do IMC estiverem nos limites ou fora da normalidade.
  • Uma pessoa que pratica musculação pode ter muita massa magra e pouca gordura corporal, tendo IMC alto , porém normal ! ...
  • o mesmo pode acontecer quando o IMC está no limite inferior (ex IMC de 19) e a pessoa não faz atividade física , dando falsa ideia de saúde, mas na verdade essa pessoa pode ter massa muscular menor que gordura corporal ...isso mesmo existem pessoas que sao magras mas possuem colesterol elevadíssimos !
O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparado com as mulheres.


circunferência abdominal

A circunferência abdominal esta relacionada ao risco cardíaco !

quando superior a 88 para mulheres e 102 cm para homens sendo o ideal de 80 para mulheres e 90 para homens ! ...

deve se colocar a fita métrica no ponto médio entre o rebordo da ultima costela e o osso do quadril ...medindo a cintura sem folgas e sem apertar !

Portanto não existem fórmulas mágicas

  • pense bem, ao ingerir um pedaço de chocolate com 15o kcal quanto tempo você leva ??
  • e para gastar será que vai precisar do mesmo tempo ou mais ??

  • a resposta é clara, você devorou o chocolate em 5 minutos, mas não conseguirá gastá -lo em 5 minutos , em média levará 1 hora na esteira ou 15 minutos de bicicleta ergométrica para gastas essas 150 kcal !
  • portanto não adianta fazer atividade física sem mudar a alimentação
  • também não adianta mudar a alimentação se não mudar a pratica de atividade física
é uma balança que precisa estar equilibrada !

Soluções Mágicas !!
Dietas Restritivas

não são boa ideias
, primeiro que ninguém consegue leva- la a muito tempo , e acaba tirando nutrientes necessários do organismo que precisam ser ingeridos na dieta !
assim não acreditem em dietas que eliminam carboidratos , proteinas e assim vai ...

tudo depende da quantidade e das escolhas

ingira mais frutas e verduras, diminua os doces , refrigerantes, massas, carnes vermelhas !

existem 3 macronutrientes que o organismo necessita para manter suas funções normais , em quantidades adequadas pra não se tornarem doenças : Proteínas, carboidratos e gorduras.

colesterol vem das gorduras ...geralmente em alimentos ricos em gorduras saturadas , trans , óleos, frituras, carnes vermelhas, enlatados, molhos, embutidos como salsicha, linguiça, carne de porcooo !!

triglicerídeos vem dos carboidratos ... massas, arroz, doces, refrigerantes,

falando em carnes vermelhas é uma BOMBA !! e Brasileiro adora um churrasquinhoo ... é muito bom né ...mas é uma bomba e tem gente que faz toda semana !!!

churrasco tem o quê ?? .... SAAALLLL !!! = aumenta a pressão arterial
Churrasco é carne e carne é proteínaa que sobrecarrega os rins se consumidas em grandes quantidades podendo prejudicar a função renal levando a insuficiência renal
Churrasco também é colesterolll ...quanto mais gordurinha mais saborosa ...não é assim ?? ...mas não se engane ...
sem falar nA cervejinha e acompanhamentos ...na farofa com pimenta, mandioca , arroz carreteiro ... vai somando ai !

assim consumindo churrasco com muita frequencia e sem atividade física , o risco de ficar hipertenso (pressão alta ) , com colesterol e triglicerídeos elevado e doença renal é grande !


Por que será que não existem propagandas e marketing sobre o consumo de verduras e frutas ?? ....e de tudo que faz mal tem ??

mas existem proteínas , gorduras e carboidratos do BEM !!!!

as frutas são carboidratos do bem
carne branca como peixe e aves , principalmente os peixes sào ricos em ômega 3 que protegem o coração .

Moderadores de Apetites

nem sempre é a melhor opção ... pois não adianta comer menos , se nao comer com qualidade ... se continuar fazendo as escolhas erradas ,não fazer exercicios, não comer frutas, verduras e continuar comendo doces ...alem do prejuízo que tais medicamentos podem causar, como disfunção da tireóide , surgimento retorno ou agravamento de quadros depressivos ,insônia , tremores, tonturas, doenças cardíacas como arritmias e até o infarto do coração e muito mais ! Outro fato é que esses medicamentos tiram a fome fazendo com q a pessoa demore muito pra comer algo , como já falei acima isso deixa o metabolismo mais lento , e não estará ajudando !

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo.
  • Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça.
  • A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a consequência é a dificuldade de se perder gordura corporal.
  • Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso.
  • O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.

é preciso mudar os hábitos !!! ...Difícil ??? um pouco , mas não é impossível com um pouco de força de vontade , sendo mais fácil quando a mudança ocorre na família inteira dentro da casa !

e as cirurgias plásticas ???
...adianta vc fazer lipoaspiração , lipoescultura, abdominoplastia ..se após isso continuar com os mesmos hábitos errados ?? e não fazer atividade física?? claro que não , aos poucos vai ganhar peso de novo ... a pele é elastica ! e aquela barriguinha vai aparecer de novo , so que agora com cicatrizes !sem falar dos riscos cirúrgicos.

essas técnicas cirúrgicas tem suas indicações, o ideal é perder peso primeiro pra depois fazer a lipoaspiração pra retirar as gorduras localizadas, não se pode retirar uma quantia muito grande gordura, tem um limite , que nem sempre é respeitado , daí advém os riscos maiores !

suplementos alimentares

gente milagres até existem , mas vamos convir que sao raros,

nao consumam estas substancias sem acompanhamento medico ou nutricional , essas formulas podem esconder verdadeiros venenos q podem atacar o rim ,o coração , sào muitas alterações no corpo todo ... a pessoas sente menos cansaço durante a atividade física , conseguindo fazer por mais tempo e com maior carga ! tornando a pessoa dependente, não consegue mais fazer exercício sem o suplemento ...ou seja vicia ! ... precisa tomar doses cada vez maiores ...te lembra alguma coisa ??

alguns suplementos dão uma falsa impressão de grandes músculos, mas na verdade internamente, há destruição de fibras musculares, podem causar impotência sexual, infertilidade, osteoporose e assim vai ...

ao ficar idoso ja pensou nas consequencias ??

Outro erro comum na maioria das academias ....

Exercícios tem que ser feitos na medida certa sem abusos e com Orientação médica
algumas pessoas praticam musculaçao fazendo careta !! na tentativa de conseguir o corpo perfeito em pouco tempo com grandes musculos... essa nao é a tecnica adequada ... o ideal é o ganho de massa muscular de forma gradual , aumentar o peso de forma gradual , quando aquela carga estiver leve , passar para a proxima e assim em diante sem caretas, ... assim terá musculos saudaveis ...

fazer musculaçao com um peso q voce pouco aguenta sobrecarrega o seu principal músculo , o musculo cardiaco ! isso mesmo o coraçao é um grande musculo que recebe e bombeia o sangue para todo o corpo ! pode ter lesões musculares, roturas de tendoes, fraturas ósseas , tendinites, e bursites ... !

  • ASSIM TER UM CORPO PERFEITO NEM SEMPRE É SINONIMO DE SAÚDE !!

  • POR FORA PODE ESTAR TUDO BONITO MAS POR DENTRO NAO ...

  • ASSIM NAO EXISTEM SOLUÇÕES OU PÍLULAS MÁGICAS !
EXISTE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL SIGA ESSA MARCA ... ESTAMPE SAUDE NOS SEUS EXAMES !!

PODE SER DIFICIL MAS JA VI IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS COM EXAME MELHOR DO QUE JOVENS ...DEVIDO A TER HABITOS ALIMENTARES MELHORES, ANTIGAMENTE NAO EXISTIAM TANTOS ALIMENTOS TENTADORES QUE NAO FAZEM NADA BEM PARA A SAUDE ! ..OS HABITOS ERAM OUTROS, NAO ERAM TODOS QUE POSSUIAM CARROS, NAO HAVIAM CRIADO CONTROLES REMOTOS, VIDROS ELETRICOS, DIREÇAO HIDRAULICA, ESCADA ROLANTA, ELEVADORES, ETC... !E MESMO HJ CONTINUAM SEGUINDO OS MESMO HABITOS DE ANTeS MANTEM A SAUDE !

Para ser saudável TEM QUER um ESTILO DE VIDA saudável


  • NAO FUME , DIMINUA OU CESSE O ALCOOL
  • ingira bastante liquidos , como agua, sucos naturais, leite desnatado
  • adicione frutas verduras e legumes as refeiçoes,
  • diminua doces, gorduras, carnes vermelhas, embutidos, enlatados, molhos, conservantes,corantes !
  • mastigue bem os alimentos , coma devagar
  • Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo
  • emagrecer devagar é mais saudavel e duradouro
  • pratique atividade fisica no minimo 30 minutos diarios.....
  • exercitar melhora a ansiedade e a depressão , oxigena o corpo !

isso só nao contribuirá para o controle de peso
como ira prevenir muitas outras doenças


como hipertensao arterial , Diabetes, Dislipidemias (excesso de colesterol e triglicerideos) ,
Gota (excesso de acido úrico), Esteatose Hepática (gordura acumulada no fígado ) ,
Gastrite, Enxaqueca, Osteoporose, atrose,
melhora da imunidade
e muitas outras !!


vamos mudar o cursor da história !!

nao vamos fazer assim:




vamos fazer assim :



alimentaçao saudável + exercícios = diminuindo o peso !!