Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia Nacional do Combate à Asma dia 21 de junho !

Neste dia 21 de junho é celebrado o Dia Nacional do Combate à Asma. Mais que alertar a população sobre o mal, a data é importante para que os portadores da doença fiquem atentos a informações sobre o tema. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de asma. No Brasil, o Ministério da Saúde indica que 10% da população é asmática e o mal é responsável por 400 mil internações hospitalares.

Sintomas

Chiados, dores no peito, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas mais comum da doença.

A asma tem origem genética de inflamação dos brônquios. Os brônquios e os bronquíolos são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células do organismo e de gás carbônico das células para fora do corpo.

Quando estão sadias, as células trabalham perfeitamente. Porém, em quem sofre de asma, essas vias estão constantemente inflamadas - com aspecto avermelhado e inchado - e extremamente sensíveis a determinadas substâncias que podem ser inaladas, como poeira, ácaro, poluição, pólen de flor e fumaça de cigarro, por exemplo. Durante as crises, os músculos que revestem as vias aéreas se contraem e ficam rígidos, estreitando a passagem de ar para os pulmões, causando o chiado típico da doença.

Vias aéreas :

A função normal da respiração é : Quando você inspira pelo nariz ou boca, o ar passa pela sua laringe, desce pela sua traquéia, e penetra as vias aéreas maiores (brônquios). A seguir, o ar penetra nas vias aéreas menores, chamadas bronquíolos. As vias aéreas ajudam a transportar o oxigênio para dentro das células do organismo e o gás carbônico para fora delas.





Se você tem asma
, o interior de suas vias aéreas está freqüentemente avermelhado, inchado e sensível a certos fatores que você inspira do ar, tais como fumaça de cigarro, pólen e pó.






Durante uma crise de asma, os músculos que circundam as vias aéreas se contraem, tornando as vias aéreas menores. Essa é razão pela qual é tão difícil respirar quando você tem uma crise de asma. As vias aéreas podem se tornar ainda mais inchadas e também bloqueadas com muco viscoso. Quando você tenta respirar, seu peito fica "apertado" e emite chiados.


Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia , é importante que a asma seja identificada precocemente para que seja melhor controlada. Em geral, a doença é diagnosticada em torno dos seis anos de idade. Poucos são os casos diagnosticados antes dos dois anos, fase em que 80% dos asmáticos apresentam a primeira crise.

Como diagnosticar

A descoberta da doença pode ser feita não só por meio da avaliação dos sintomas e do histórico familiar, e de um raio X do tórax, para que o médico veja o estado dos pulmões do paciente e a presença de infecções. Os testes cutâneos, com a aplicação sobre a pele de agentes causadores de alergias - como pólen, fungos e pêlo de animais, por exemplo é uma forma de determinar os agentes que mais provocam a asma em cada indivíduo, mas em geral essas pessoas tem a associação de todos esses agentes, e mesmo que um teste feito hoje não dê alergia por exemplo ao pólen, isso não quer dizer que não possa adquirir sensibilidade à esse agente no futuro - . A decisão pela melhor forma de avaliar o problema é do médico.

A batalha contra a asma tem 3 regras fundamentais:

1-educação, para que a pessoa saiba evitar situações que causem a crise de asma, fazendo algumas modificações em sua casa e no ambiente de trabalho.

2- praticar atividades físicas e não deve fumar.

3-usar o tratamento específico para acabar com a crise, afinal, o objetivo não é só controlar, mas diminuir a frequência delas.

Isso mesmo a Asma tem controle , tem meios de prevenir as crises, portanto , não se deve apenas tratar a crise de asma, pois se a pessoa tiver crises frequentes, elas se tornarão cada vez mais graves !

A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle.

As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.

As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente.

ADESÃO

Os profissionais de saúde sabem que um grande número de pacientes não toma sua medicação como recomendado. Geralmente, isso resulta em um tratamento insatisfatório. Adesão significa tomar a medicação como foi recomendado pelo médico.

Atenção redobrada no inverno

Por ser uma doença que pode vir a matar - é a 4ª causa de hospitalização no país e a 3ª em gastos do Sistema Único de Saúde(SUS), que totaliza 250 mil internações ao ano, 2,3% do total. O Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial da doença - a asma deve ser acompanhada e tratada o tempo todo. A atenção redobrada no inverno também é essencial. Nessa época do ano é comum usarmos roupas que acumulam mais poeira e que estão guardadas há muito tempo. Uma coisa puxa a outra: quanto maior o contato com causadores de alegria, maiores as chances de crises.



Para evitar o desconforto, fique de olho em dicas para evitar a crise: evite cortinas e tapetes; mantenha a casa limpa e arejada; evite bichos de pelúcia e livros empilhados; não fume e evite animais peludos.