Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

sábado, 25 de junho de 2011

Osteoporose

STEOP

DEFINIÇÃO:


É a perda de massa óssea, ou seja, o osso vai desgastando-se ao ponto que até pequenos traumas podem provocar fraturas.

A osteoporose é uma doença que aparece com o tempo, e que atinge as pessoas mais velhas, gradativamente. É comprovado que afeta mais as mulheres que os homens, porém, ambos os sexos devem fazer exames preventivos, antes que os sintomas apareçam.

A osteoporose consiste na perda de massa óssea significativa, deixando assim os ossos ocos, como o nome diz “porose”, apresentando maior porosidade. Isso acarreta, a longo prazo, na apresentação de trincas, micro fraturas e, em casos onde a osteoporose está mais avançada, a ocorrência de fraturas, que são espontâneas, ou seja, não ocorrem por queda ou traumas físicos sofridos, portanto tais fraturas não são caracterizadas como trauma, os ossos fraturam de uma hora para outra. Assim a osteoporose é uma doença silenciosa, que só percebemos quando essas fraturas espontâneas ocorrem

O






A perda começa, geralmente, entre os 34 a 39 anos podendo levar anos para ser percebida. Ambos os sexos são afetados pela doença , porém as mulheres têm um maior índice de incidência devido a redução hormonal (estrógenos) após a menopausa.

Infelizmente, muitas mulheres percebem o problema entre os 50 a 70 anos quando sofrem uma fratura dolorosa inesperadamente ( principalmente punho e mão). Outras percebem que sua altura está diminuindo ou que suas roupas já não lhe caem tão bem, pois as vértebras se tornam tão frágeis que com movimentos como tossir ou carregar alguma coisa pode sofrer uma lesão na coluna.


A hereditariedade também é um fator muito importante no surgimento da osteoporose. Por exemplo, alguém que tenha na família a mãe ou avó com a doença tem grandes chances de tê-la.

Então, é importante ficar atenta em alguns pontos

  • Se há casos de hereditariedade na família

  • Se vem sofrendo ou já sofreu fraturas por traumas mínimos

  • Se a altura está diminuindo;

  • Se a pessoa for muito magra seus ossos são menores e o ponto de fratura é atingido mais rapidamente;

  • Pessoas com anorexia nervosa, glândula tireóide hiperativa e doença do fígado;

  • Dor nas costas, principalmente se esta dor concentra-se entre o final da torácica e início da lombar;

O que fazer para evitá-la:

  • Em primeiro lugar , procurar um médico para averiguar se está com a doença. Caso não tenha ainda, a melhor medida é a prevenção;

  • Não fumar- além de prejudicar os pulmões, coração e circulação também favorece osteoporose;

  • Diminuir o consumo de álcool, pois aumenta a possibilidade de desenvolver a doença;

  • Fazer exercícios ajuda a preveni-la

OBS:o exercício físico diário, além de contribuir para a prevenção da osteoporose pelo aumento da massa óssea, melhora a coordenação e função neuromuscular evitando quedas que podem causar fraturas, principalmente as fraturas de quadril.

Na alimentação:

É importante lembrar que a prevenção começa na infância , então tanto crianças quanto adultos devem continuar ingerindo alimentos ricos em cálcio como:

  • Leite, queijo, iogurte, sardinha, brócolis, alface e ovo


A dose diária de cálcio no organismo, por dia, para adultos sadios é de 1000mg e, para pessoas com osteoporose, é de 1500mg.

Caso seja diagnosticada a doença:

  • Em primeiro lugar consulte seu médico sobre os diversos tratamentos

  • Continuar exercitando-se com moderação ( caminhadas curtas, exercícios que não exijam pesos etc).
  • Não fumar

  • Não consumir bebida alcoólica

  • Aumentar ingestão de cálcio (conforme orientação médica).

  • Se necessário, fazer uma reposição hormonal (conforme orientação médica)

É muito simples o tratamento. Já que a osteoporose é uma doença que caracteriza a perda gradativa do cálcio em nossos ossos, então o tratamento não poderia ser mais adequado que o consumo de alimentos ricos em tal substância.

A osteoporose é uma doença "silenciosa", só dá sinais bem tarde pois no início dela as pessoas não sentem dores. A melhor forma de diagnosticar seus primeiros sintomas, antes mesmo de aparecerem dores, quando o tratamento ´bem mais fácil, é através do exame de densiometria óssea. Tal exame, irá medir a densidade dos seu ossos e constatar se está ocorrendo um perda de cálcio nele, o que caracteriza a osteoporose . Também pode detectar a OSTEOPENIA que é uma perda mineral ossea menos acentuada , como se fosse um aviso da OSTEOPOROSE

No osso com osteopenia já é possivel ocorrer fratura de coluna lombar , na Osteoporose por ocorrer mais facilmente fratura de femur

os mitos e verdades da osteoporose.

1 - Pessoas de cor de pele negra não tem osteoporose --> MITO

Todas as pessoas, independente da cor da pele, podem ter osteoporose. Porém é mais prevalente em mulheres, de pele clara e magra ! mas nao impede que pessoas de pele negra também desenvolvam !

2- A osteoporose tem cura--> Mito

bastante divulgado por empresas que vendem remédio "miraculosos" para cura da osteoporose. A verdade é que ela não tem cura (o osso não vai mais absorver o cálcio perdido) mas existem tratamentos para minimizar seus efeitos. Médicos especialistas podem dar orientações e recomendações a respeito dos medicamentos mais adequados.



Comparação de um osso com osteoporose e outro sem a doença



3 -A osteoporose é hereditária--> verdade

Essa uma verdade é deve ser levada em conta por pessoas que tem um histórico familiar de osteoporose. Se a mãe tem osteoporose a probabilidade dos terem aumenta bastante. As pessoas com histórico familiar de osteoporose devem ter maior atenção com a prevenção dela.

4 -Só mulheres tem osteoporose…mito

A partir dos sessenta anos alguns homens também apresentam osteoporose. As osteoporose atinge com mais frequência as mulheres porque elas costumam possuir os ossos mais delgados, onde a perda de cálcio será mais sentida, do que os homens e porque elas também tem uma queda acentuada de hormônio durante a menopausa, em especial o estrogenio o que contribui para a perda de cálcio dos ossos.

Atenção ...probabilidade de o homem morrer após fratura no quadril é maior do que a mulher. Mas é necessário deixar claro que “não é da fratura em si que o indivíduo morre e sim porque ele fica acamado, tem trombose, pneumonia, e outras complicações. A fratura desencadeia uma série de problemas de saúde que acaba levando a morte”. No universo masculino, o grupo de risco para a osteoporose é de homens acima de 70 anos. Geralmente, reage pior quando há fratura do quadril, por estar com a saúde mais frágil do que as mulheres dessa mesma faixa etária


Cerca de 15% deles tem osteoporose e não é diagnosticado. “A todo homem nessa faixa etária, principalmente com alterações intestinais, doenças pulmonares crônicas, tabagismo, histórico de álcool, história familiar, em geral quem tem baixo peso e homens de perfis menores, é recomendado que faça um exame de densitometria óssea, no entanto, a maioria dos médicos desconhece este problema”,





Vídeo mostrando a osteoporose, em inglês (legendas em português disponíveis pelo Youtube)

5 -Tomar sol é bom contra a osteoporose verdade

o sol ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose. atraves da produçao da vitamina D que também é essencial para os ossos ...O ideal é uma exposição diária de pelos menos 15 minuto. No entanto, ao se expor o sol proteja-se com um bom filtro solar. Não adianta nada para sua saúde tentar se prevenir da osteoporose em troca de um câncer de pele!

É importante prevenir a doença com uma dieta rica em cálcio, ingestão de vitamina D, exercícios físicos para fortalecer os ossos, abolir o consumo excessivo do álcool e o cigarro e fazer exames preventivos.