Dicas para uma vida com mais qualidade

Este blog se dedica a informar os seus leitores sobre assuntos importantes na saúde. Orientar a população é um mecanismo poderoso para reduzir os agravos à saúde ao lado de um acompanhamento médico . As recentes políticas de saúde visam promover mais a prevenção a saúde , assim reduz o número de internaçoes e os gastos em saúde publica . A medicina hoje em dia tem um foco mais na medicina preventiva do que Curativa !

sábado, 25 de junho de 2011

Consenso sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e as Metas Do Milênio da ONU





Consenso sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)

No dia 20 de maio de 2011, foi realizado o Consenso sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) para discutir a importância da inclusão destas doenças (cânceres, cardiovasculares, respiratórias, diabetes mellitus)nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).



No qual médicos teceram seus comentários sobre o cenário das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil . Como resultado efetivo deste evento, o documento será encaminhado ao Ministério da Saúde e das Relações Exteriores, em Brasília, em apoio à preparação estratégica do Brasil para a reunião de alto nível das Nações Unidas em Setembro de 2011 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A declaração foi escrita através da união de esforços de profissionais da saúde, empresários e ONGs.

Durante a 64ª Assembléia Mundial de Saúde (em Genebra- Suíça) o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, ressaltou em seu discurso o acesso à saúde como um dos pilares do governo brasileiro para o desenvolvimento do país e a erradicação da extrema pobreza.

sendo o tema central da assmebléia a reduçao principalmente de hipertensão e diabetes .


Padilha reforçou o compromisso do Brasil em fortalecer a política de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, que atingem com mais vigor as populações pobres e são responsáveis por 72% dos óbitos no país. “Nosso pacto mundial contra as doenças crônicas não transmissíveis deve incluir, necessariamente, equidade no acesso a prevenção e a tratamento”, afirmou Alexandre Padilha..”

Plano para combater as doenças cronicas


O Ministério da Saúde do Brasil prepara um plano para o enfrentamento das doenças crônicas. Neste ano, já foram implantadas medidas como


-a oferta gratuita de medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes nas farmácias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular


-a criação das Academias da Saúde, que ofertarão infraestrutura para prática de atividades físicas.


- fechado acordo com as associações de produtores de alimentos processados para redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, começando pelas massas instantâneas, pães e bisnaguinhas. Com a medida, o Brasil quer alcançar a meta de consumo de sal estipulada pela OMS até 2020 – que é de menos de 5 gramas por dia.


Alerta da OMS - Epidemia Global



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) --> Doenças crônicas : como câncer, doenças cardíacas e diabetes, têm alcançado proporções epidêmicas globais e agora causam mais mortes do que todas as outras doenças combinadas.


Em seu primeiro relatório mundial sobre as chamadas doenças não transmissíveis, a OMS disse que elas causaram mais da metade de todas as mortes em 2008 e representam uma ameaça maior do que doenças infecciosas, como a malária, a Aids e a tuberculose - mesmo em países pobres.


"O aumento das doenças crônicas não transmissíveis constitui um enorme desafio"


. "Em alguns países, não é exagero descrever a situação como uma catástrofe iminente, uma catástrofe para a saúde, para a sociedade, e, sobretudo, para as economias nacionais.


"As doenças relacionadas, que incluem doenças cardíacas, pulmonares, câncer e diabetes, foram responsáveis por 36 milhões, ou 63%, das 57 milhões de mortes no mundo em 2008. Milhões de vidas poderiam ser salvas e poupadas de muito sofrimento se as pessoas fizessem mais para evitar os fatores de risco, como fumar, beber e estar acima do peso.


Cerca de 6 milhões de pessoas morrem por causa do tabaco todos os anos - tanto os fumantes ativos quanto os passivos. Em 2020, esse número deve subir para 7,5 milhões, 10% de todas as mortes pela doença em todo o mundo.


Além disso, 3,2 milhões de pessoas morrem por ano como resultado da falta de atividade física; pelo menos, 2,8 milhões em função do excesso de peso ou da obesidade; e 2,5 milhões por causa dos níveis elevados de consumo nocivo do álcool."


.".A OMS disse fixou três prioridades de ação:


-vigilância, para monitoramento;

-prevenção, para informar as pessoas sobre os riscos e ajudá-las a adaptar seus estilos de vida;

e tratamentos de saúde, para melhorar o cuidado com as pessoas que estão doentes.


Foram listados alguns pontos de ação:

-como a proibição de fumar em lugares públicos,

-o reforço à proibição da publicidade ao tabaco,

-e a restrição ao acesso ao álcool e ao sal em alimentos de corte.